Os intercâmbios promovidos pela Assessoria Internacional são baseados nos convênios firmados com universidades estrangeiras. As parcerias preveem que os estudantes de intercâmbio não pagarão pelo aprendizado na instituição anfitriã. Por outro lado, cabe ao estudante arcar com os custos de ida e de manutenção. As vagas de intercâmbio são oferecidas em edital semestral.

 

COMO FAZER INTERCÂMBIO

 

Conheça a Convocação ao intercâmbio da Assessoria Internacional. O Programa de Intercâmbio acontece todo semestre e encaminha vários estudantes para diversos países.

 

REQUISITOS

 

  1. Ser aluno regular de graduação e não possuir processo administrativo contra sua pessoa;
  2. Ter entre 40% e 90% dos créditos exigidos do curso;
  3. Ter IRA igual ou maior que 3,5;
  4. Não ser provável formando;
  5. Ter bom domínio do idioma oficial do país da instituição anfitriã. 

 

INSCRIÇÃO

 

As inscrições são recebidas por e-mail. Fique atento ao nosso site e página no Facebook para conhecer as novas convocações. Geralmente, no início de cada semestre uma nova convocação é publicada. 

 

CLASSIFICAÇÃO

 

Os candidatos serão classificados de acordo com a nota final (NF) obtida a partir da seguinte fórmula: NF = I.R.A. + Avaliação de atividades extracurriculares comprovadas, em que:

I.R.A. = Índice de Rendimento do Aluno (no valor máximo de 5,0 pontos).
Avaliação das atividades extracurriculares comprovadas (no valor máximo de 30,0 pontos)
 

ALUNOS SELECIONADOS

 

Depois de selecionado, o aluno receberá um formulário por e-mail. Este formulário deverá ser preenchido com, no máximo, 10 opções de universidade de destino, de acordo com o idioma escolhido. A classificação será feita de acordo com a nota final dos candidatos.

 

NOMEAÇÃO

 

Depois que se define a universidade de destino, a Assessoria Internacional começa a indicar a cada universidade estrangeira quem são os alunos selecionados. Este procedimento é conhecido por “nomeação”. A ordem das nomeações obedece aos prazos estabelecidos pelas universidades estrangeiras.

 

CANDIDATURA

 

Candidatura é a formalização do pedido para realizar intercâmbio perante a universidade anfitriã. A Assessoria Internacional dá suporte aos estudantes selecionados para preparar e enviar sua candidatura. A universidade anfitriã analisa a candidatura e, se for aprovada, envia uma Carta de Aceitação. Este documento é o único que comprova a aceitação formal do estudante na universidade estrangeira e, além disso, é necessário para a obtenção do visto de estudante. O aluno só deve iniciar os procedimentos para a viagem (comprar passagens, procurar alojamento, providenciar seguro, etc.) depois do recebimento da carta.

 

CONTRATO DE ESTUDOS

 

O contrato de estudos faz parte da candidatura. É o documento que formaliza o plano de estudos de intercâmbio. Sob orientação do(a) coordenador(a) do curso, o estudante incluirá no contrato as disciplinas que pretende estudar durante o intercâmbio e as equivalências com as disciplinas na UnB, assim os estudos feitos no exterior podem ser integralmente aproveitados.

 

ANTES DO INTERCÂMBIO

 

Após receber a Carta de Aceitação, o estudante já pode alugar a moradia na cidade de destino. Além disso, deve solicitar o visto de estudante junto ao Consulado do país de destino e adquirir seguro saúde/viagem internacional.

 

DURANTE O INTERCÂMBIO

 

TRANCAMENTO JUSTIFICADO DE MATRÍCULA

 

A Assessoria Internacional solicita à Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) o trancamento justificado de matrícula. Funciona assim: No final de maio (para quem viaja no 1º semestre) e no final de outubro (para quem viaja no 2º semestre) enviamos para o e-mail do estudante uma “Declaração de Chegada”. A Declaração deve ser assinada pelo responsável por intercâmbio na universidade de acolhimento. Quando recebermos, por e-mail, este documento devidamente preenchido, solicitaremos o trancamento à SAA. Após esse procedimento constará no histórico escolar de graduação: trancamento justificado (intercâmbio). 

 

APÓS O INTERCÂMBIO

 

APROVEITAMENTO DOS ESTUDOS

 

Para aproveitamento dos estudos feitos no exterior é necessário levar ao Posto Avançado da SAA, em data estabelecida no calendário acadêmico, o seu Contrato de Estudos, Histórico e Ementas das disciplinas cursadas na universidade estrangeira. O histórico original será enviado à Assessoria Internacional e, assim que recebido, contataremos o estudante.

A matrícula é destrancada automaticamente, assim o aluno já pode se matricular nas disciplinas do semestre em curso.