O Programa ELAP - Emerging Leaders in the Americas Program - é um programa do governo do Canadá de oferta de bolsas a estudantes não canadenses que tenham sido aceitos para um período de estudos em universidades de lá. Assim, para um aluno de graduação da UnB poder pleitear a bolsa ELAP, é preciso primeiro ter sido aceito por uma instituição canadense. E como fazer para ser aceito em uma universidade canadense? É necessário participar da nossa seleção de intercâmbio (Edital INT/UnB).

Dessa forma, o fluxo para o(a) aluno(a) de graduação da UnB pleitear a bolsa ELAP é o seguinte:

1. Participar do Edital INT/UnB que possua vagas para o Canadá;

2. Ser selecionado no Edital INT;

3. Ser aceito(a) pela universidade canadense parceira;

4. Universidade parceira envia a(o) aluna(o) formulário para aplicação ao ELAP.

Esclarece-se que o Edital INT/UnB é publicado, em regra, uma vez a cada semestre. Geralmente, a publicação acontece nos meses de fevereiro/março e julho/agosto. Dessa forma, o edital poderá oferecer vagas para universidades canadenses. Para uma universidade constar no edital da INT, é preciso cumprir 3 requisitos: i) o convênio deve estar vigente; ii) a universidade parceira deve confirmar a vaga (a INT confirma as vagas com as parceiras anualmente); iii) haver prazo  hábil de nomeação e candidatura junto à universidade canadense (por exemplo, se o edital da INT é lançado em faveiro do ano X1, e o prazo de nomeação da parceira findou em janeiro ano X1, não será possível incluir a universidade no Edital INT/UnB de fevereiro, mas apenas no de julho/agosto).

Ainda, pode ocorrer de as vagas para as universidades canadenses serem ofertadas em edital específico, durante o mês de dezembro, por exemplo.

Uma dúvida comum é a seguinte: a UnB tem convênio com a universidade X (consta da página de acordos vigentes INT - UnB - Canadá), contudo a universidade X não consta no Edital INT de seleção de mobilidade. Por que isso acontece? Pelos motivos i) e ii) elencados no parágrafo anterior, ou seja, não houve a confirmação de vaga ou o prazo de candidatura está expirado.

Conclui-se solicitando que o(a) aluno(a) acompanhe a oferta de vagas ao intercâmbio consultando nossos editais na aba "seleções", ou em nossas redes sociais.

• ICC vista Reitoria
  • Galeria de bandeiras