Grupo Tordesilhas é uma rede acadêmica de universidades do Brasil, Portugal e Espanha, que tem como objetivo promover a colaboração entre as universidades dos três países no domínio da ciência e tecnologia, com destaque para a cooperação científica e educacional como um elemento-chave para o papel que as instituições acadêmicas terão em um mundo marcado por uma profunda mudança social, científico e tecnológico. 

 

O Grupo de Tordesilhas foi criado em junho de 2000, durante a Primeira Reunião de Reitores das Universidades do Brasil, Espanha e Portugal como uma comemoração dos 500 anos do descobrimento do Brasil. 

 

Atualmente inclui 55 universidades, das quais 29 são brasileiros, 18 espanhóis e 8 Português. 

 

Objetivos 

  1. Estabelecer vínculos acadêmicos, culturais e socioeconômicas entrar nas universidades parceiras. 
  2. Promover atividades de cooperação multilateral nas áreas de educação, ciência, tecnologia e inovação, incentivando a criação de redes de pesquisa para estimular a mobilidade dos investigadores e levar à realização de projetos de questões estratégicas que afetam e influenciam no progresso da comunidade Ibero-brasileiro. 
  3. Promover a cooperação em matéria de educação, capacitando redes de ensino em que a mobilidade de estudantes, professores e pessoal administrativo é incentivada, e a troca de programas educativos e modelos de trabalho. 
  4. Tomar medidas para superar os entraves à cooperação no domínio da educação, através do reconhecimento das qualificações das universidades do grupo, criando outras oportunidades nos níveis multilaterais e, assim, fornecer treinamento nas profissões emergentes e novas necessidades de formação que nossas sociedades exigem. 
  5. Promover a comunicação estável entre as universidades membros da Associação através do desenvolvimento de suporte tecnológico para incentivar a identificação de objetivos, métodos e programas conjuntos de investigação e de ensino. 
  6. O reforço do papel da ligação que as universidades podem desempenhar em sociedades e empresas em diferentes países, promovendo uma relação fluida e dinâmica com a comunidade empresarial a fim de mostrar as mudanças econômicas e de desenvolvimento tecnológico na arena internacional. 
  7. Incentivar a interação entre as universidades e os vários serviços produtivos e que contribuem para o desenvolvimento de acordos e estratégias de longo prazo para melhorar a qualidade de vida dos setores, a competitividade das nossas empresas e para promover o desenvolvimento social de nossas comunidades. 

 

 

SAIBA MAIS:

Grupo Tordesillas – Red Académica de Universidades de Brasil, Portugal y España 

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.