O Mercosul através de seu Setor Educativo e de sua Comissão Regional Coordenadora de Educação Superior, em reunião, realizada em abril de 2005, lançou as bases para o MARCA - Programa de Mobilidade Acadêmica Regional para os Cursos de graduação reconhecidos no âmbito dos países signatários do Programa (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai), tendo como convidados o Chile e Bolívia e, recentemente, Colômbia e Venezuela.

 

A Universidade de Brasília é associada ao Programa que tem como justificativas e antecedentes o fortalecimento da integração latino-americana, por meio de programas de mobilidade discente, docente e de técnicos. O Programa considera que a mobilidade de estudantes, professores, pesquisadores e administradores constitui importante fator de formação de recursos humanos e de fomento à cooperação internacional na região. Os Cursos da UnB participantes atualmente são: Agronomia, Medicina Veterinária e Enfermagem.

 

Em outras Universidades brasileiras o Programa abrange ainda os cursos de Engenharia, Medicina, Arquitetura e Urbanismo e Odontologia.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.