A UnB possui uma série de acordos bilaterais que permitem mobilidade acadêmica (intercâmbio). Semestralmente a INT/UnB lança edital de seleção de graduação para intercâmbio nas universidades parceiras. Somente indicamos alunos que foram aprovados em nossa seleção. Os editais podem ser consultados aqui mesmo na nossa página na aba Seleções INT. Você pode consultar os editais passados a fim de saber alguns dos critérios de seleção, uma vez que eles são alterados conforme o edital.

 

PÓS-GRADUAÇÃO

O intercâmbio para estudante de pós-graduação (mestrado ou doutorado), de fato, não está vinculado ao edital da INT. Você entra em contato com a universidade de interesse, dentre as parceiras da UnB, e verifica o que lhe é exigido para ser admitido. A INT auxilia na preparação e envio de documentos como nomeação, candidatura, histórico escolar, entre outros. A relação de universidades conveniadas encontra-se disponível na seção de parcerias internacionais

 

GRADUAÇÃO

Requisitos

Variam de edital para edital, são avaliados os seguintes critérios:

  • Ser aluno regular de graduação da UnB;
  • Não possuir processo administrativo contra sua pessoa;
  • Porcentagem de horas de estudos/créditos obtidos mínima e máxima determinada em edital;
  • IRA mínimo determinado em edital;
  • Domínio do idioma oficial da instituição anfitriã.

 

Outros critérios podem ser avaliados, conforme o edital específico.

Inscrição

As inscrições são recebidas eletronicamente. Fique atento ao nosso site e nossas redes sociais (Facebook e Instragram) para conhecer os novos editais. Geralmente, no início de cada semestre um novo edital é publicado. Além disso existem editais ao longo do semestre.

Seleção

Os candidatos serão classificados de acordo com a nota final (NF) obtida a partir de classificação do Edital. Cada edital é único e traz seus próprios critérios. Na inscrição, o candidato pode incluir mais de uma opção de universidades de destino dentre aquelas disponíveis no Quadro de Vagas (a depender do edital). A atribuição da universidade de destino obedecerá a classificação por nota final dos candidatos.

Nomeação

Depois que se define a universidade de destino, a Secretaria de Assuntos Internacionais começa a indicar a cada universidade estrangeira quem são os alunos selecionados. Este procedimento é conhecido por “nomeação”. A ordem das nomeações obedece aos prazos estabelecidos pelas universidades estrangeiras.

Candidatura

Candidatura é a formalização do pedido para realizar intercâmbio perante a universidade anfitriã. A Secretaria de Assuntos Internacionais dá suporte aos estudantes selecionados para preparar e enviar sua candidatura. A universidade anfitriã analisa a candidatura e, se for aprovada, envia uma Carta de Aceitação.

Contrato de Estudos

Ao final desta página você encontrará o contrato de estudos para download. Ele é o documento que formaliza a lista de matérias a serem cursadas no exterior, indicando a possível equivalência com matérias na UnB. 

Sob orientação do(a) coordenador(a) do curso na UnB, o estudante incluirá no contrato as disciplinas que pretende estudar durante o intercâmbio. O coordenador, por sua vez, indica as disciplinas equivalentes na UnB. O coordenador assina no campo "course coordinator". Depois a equipe da INT assina no campo "exchange program coordinator". 
 
O objetivo do contrato de estudos é garantir previamente que os estudos feitos no exterior serão integralmente aproveitados pela instituição de origem. Mas há casos em que o estudante já cursou todas as obrigatórias na UnB, dispensando a necessidade de aproveitamento integral. Nesse caso, pode-se prescindir do contrato de estudos. Ainda, há casos em que a universidade estrangeira possui matérias muito específicas, que na UnB não teria equivalente, e o estudante pode julgar enriquecedor ao seu currículo. Nesse caso também não é necessário firmar contrato. 

Ao chegar na universidade estrangeira e efetivar sua matrícula nas disciplinas, pode acontecer de precisar alterar o contrato de estudos inicialmente firmado. Sem problemas, basta preencher um novo documento e colher as assinaturas. 
 
Não há prazo para finalizar o contrato de estudos, depende do calendário da universidade estrangeira. 

Uma fez finalizado, guarde o contrato com você. No retorno do intercâmbio, apresente-o no ato de solicitação de aproveitamento de estudos. 

Se a universidade estrangeira também tiver um modelo de contrato de estudos, você pode preencher só o modelo deles, e usá-lo depois na UnB para solicitar o aproveitamento. 

Carta de Aceite

A Carta de Aceitação, que é o único documento que comprova a aceitação formal do estudante na universidade estrangeira, é necessária para a obtenção do visto de estudante junto ao Consulado do país de destino. O aluno só deve iniciar os procedimentos para a viagem (comprar passagens, procurar alojamento, providenciar seguro saúde/viagem internacional, etc.) depois do recebimento da carta.

Trancamento Justificado

A Secretaria de Assuntos Internacionais solicita à Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) o trancamento justificado de matrícula. Para isso enviamos um e-mail ao estudante contendo a “Declaração de Chegada” e solicitando seu preenchimento pela universidade anfitriã. Após esse procedimento constará no histórico escolar de graduação: trancamento justificado (intercâmbio). A matrícula é destrancada automaticamente. Assim, o aluno pode se matricular nas disciplinas do semestre subsequente.

Aproveitamento de estudos

Os documentos necessários à solicitação de aproveitamento de estudos são: Contrato de Estudos, Histórico Escolar e Ementas das disciplinas cursadas na universidade estrangeira. Caso o histórico seja enviado à Secretaria de Assuntos Internacionais, contataremos o estudante. As ementas devem ser solicitadas pelo estudante na universidade anfitriã durante o período de intercâmbio.

 

DOCUMENTOS IMPORTANTES