SOMENTE PARA PROGRAMAS DE GRADUAÇÃO 

 

O que é: 

O Programa PEC-G é um programa gratuito realizado pelos Ministério da Educação/MEC e Ministérios das Relações Exteriores/MRE com instituições de ensino superior do Brasil.

 

Quem pode participar:

Os estudantes estrangeiros que possuam o ensino médio completo, na faixa etária entre 18 a 23 anos, que tenham nacionalidade e residência permanente em um dos países participantes, ter proficiência em língua portuguesa comprovada pelo Celpe-Bras* e que possuam comprovantes de capacidade de custeio de despesas advindas da manutenção (alimentação, moradia, transporte, etc.) durante todo o período do curso no País.

  * Candidatos que residam em países que não aplicam o Celpe-Bras poderão realizar o exame no Brasil após curso preparatório de 1 ano.

 

Os acordos entre o Brasil e os países de origem preveem a seleção preferencial de pessoas inseridas em programas de desenvolvimento socioeconômico e determinam a adoção pelo aluno do compromisso de regresso ao seu país no intuito de contribuir com a área de estudos na qual obteve a graduação superior. 

 

Como funciona: 

A seleção é feita pela Divisão de Temas Educacionais DCT/MRE e a Coordenação-Geral de Relações Estudantis SESu/MEC, assessoradas por uma comissão de representantes das instituições participantes. 

  

Quando o edital é publicado: 

O edital é publicado anualmente. 

 

Quando é o ingresso: 

De acordo com o calendário informado pela universidade. 

 

Quais os cursos oferecidos: 

Cada edital estabelece a lista de cursos oferecido

 

Quantas vagas: 

O total de vagas ofertadas por curso é estabelecido pelo MEC, após a indicação da disponibilidade das IES participantes.

 

CURSO DE PORTUGUÊS PELO NEPPE 

Os participantes selecionados pelo MEC oriundos de países de língua francesa poderão ser alocados para a UnB durante o primeiro ano como preparatório para a prova CELPE-BRAS. O curso é ofertado pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa em Português para Estrangeiros (NEPPE). O programa é gratuito para esses estudantes. Após a aprovação na prova CELPE-BRAS, o estudante poderá iniciar a sua graduação na universidade para qual foi selecionado previamente. 

 

 

Informações adicionais

portal.mec.gov.br/pec-g  

DCE - PEC-G: Página Inicial (mre.gov.br) 

 

NORMAS APLICÁVEIS

Decreto Nº 7.948, DE 12 DE MARÇO DE 2O13

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.
  • ICC vista Reitoria
  • Galeria de bandeiras
  • 1° Fórum e Feira de Internacionalização - UnB
  • Curso de caligrafia chinesa
  • Jardins da Reitoria
  • Apresentação cultural
  • Jardins da Reitoria
  • Grafite