A Universidade de Brasília tem no apoio aos programas de mobilidade acadêmica, periódicos ou permanentes, uma das vertentes de seu projeto de internacionalização. A Assessoria de Assuntos Internacionais da UnB atua como importante ponto de apoio aos estudantes estrangeiros ingressos via programas governamentais. As ações de apoio aos alunos ingressos via PEC-G são fruto de articulações com outros setores da universidade, tais como a Diretoria de Acompanhamento e Integração Acadêmica – Decanato de Graduação (DAIA/DEG), Diretoria de Desenvolvimento Social – Decanato de Assuntos Comunitários (DDS/DAC), Secretaria de Administração Acadêmica (SAA), além de órgãos e Programas (RU, HUB, NEPPE, Institutos, etc.). Pretende-se ainda, ampliar a cooperação e interação com as Coordenações de Graduação dos Cursos envolvidos.

 

Desde o final da década de 80, a UnB vem recebendo e formando estudantes PEC-G provenientes de países dos continentes latino-americano e africano, tendo formado mais de 250 alunos.

 

Transferência de Estudante Convênio - PEC-G para a UnB

 

A transferência de estudantes-convênio para a UnB obedece o Art. 10 do Decreto no 7.948, de 12 de março de 2013. A solicitação de transferência deverá ser enviada para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. contendo os seguintes documentos:

 

a) Solicitação de transferência justificando a necessidade da transferência e informando o curso pretendido;

b) Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) atualizado ou outro comprovante de regularidade migratória;

c) Curriculum Vitae, com dados pessoais, telefone, endereço, participação em atividades extracurriculares e experiências profissionais;

d) Carta de apresentação do PEC-G (a mesma emitida pelo MEC quando da chegada ao Brasil);

e) Histórico Escolar de Graduação atualizado;

f) Programa/Ementa das disciplinas cursadas;

g) Comprovantes do recebimento do auxílio financeiro de acordo com o Termo de Responsabilidade Financeira dos últimos 6 meses, de no mínimo 400 dolares mensais;

h) Cadastro de Pessoa Física (CPF);

i) Passaporte com todas páginas que não estejam em branco;

j) Autorização da Coordenação do PEC-G na Universidade de origem, para uma possível transferência.

 

Os documentos deverão ser enviados com as devidas assinaturas e carimbos em formato PDF, um arquivo para cada item solicitado.

A documentação do candidato será analisada pela INT, encaminhada à unidade acadêmica pertinente, que emitirá parecer e encaminhará à Câmara de Ensino de Graduação - CEG/DEG. A INT entra em contato com o solicitante para comunicar o parecer final.

A solicitação de transferência somente será analisada se estiver com a documentação completa.

Os documentos apresentados que estiverem ilegíveis serão desconsiderados.

Caso ocorra a transferência, o estudante não poderá concorrer a Bolsa PROMISAES ou Moradia estudantil no primeiro semestre na UnB.

 

Prazos para envio de solicitação de transferência:

15 de novembro (ingresso no 1º semestre letivo)

15 de maio (ingresso no 2º semetsre letivo)

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.